Você sabe qual o seu estilo de décor? 3 dicas úteis na hora de decorar

Quem nunca se sentiu indecisa (o) na hora de re-decorar? Como saber qual sofá combina mais na minha sala-de-estar? OU qual cortina, tapete, cor?
Realmente, quando as opções são diversas as dúvidas são certas!

Embora não haja uma receita de bolo na hora de decorar, coragem! Essa tarefa não é tão difícil quanto parece! Eis algumas dicas para encontrar seu estilo e se divertir bastante em sua jornada “Decórista!”

Texturas e Cores

1-Visite as fontes online, como Pinterest e revistas especializas. Monte seu próprio “mood-board” e guarde lá tudo o que lhe agrada, sem se preocupar muito se combina ou não com o que tem em casa. A idéia é ter liberdade para explorar as opções e desafiar nossos próprios limites. Por exemplo, se paredes pintadas em cores vibrantes lhe parecem uma má idéia mas, de repente, a foto de uma sala colorida lhe atrair, vá em frente, e adicione-a ao seu board. Isso lhe abrirá ao novo.

casa venda praia arraial dajuda

2- Repare no seu modo de se vestir. Dê uma boa olhada nas roupas que lhe agradam. Quando vai as compras, são as padronagens neutras, atemporais ou modelitos “trendy” as peças que mais lhe agradam? Prefere gastar mais com uma peça de grife e que dure uma eternidade, ou prefere comprar peças mais acessíveis, e renovar tudo de novo assim que a moda mudar? Este exercício é útil para entender suas prioridades e como elas se aplicam ao seu lugar. Não há uma resposta certa ou errada, mas olhar para suas tendências naturais de moda lhe dará uma nova visão de como identificar seu estilo de design de interiores.

3- Quando se trata se decoração, é melhor não focar demasiadamente nos detalhes, mas sim no todo. Compor a décor de um ambiente não implica, necessariamente, gastar um tempo imenso analisando cada item, cada peça. Tome uma abordagem holística onde a harmonia do conjunto é mais importante que cada item isolado. No início pode não ser tão fácil, mas “pensar grande” é um exercício que vale a pena. Muitas vezes, quando olhamos imagens de inspiração, focamos nos pequenos detalhes em vez de olhar e observar o ambiente por inteiro, porém, em vez de tentar decidir se você gosta ou não da ponteira do varão de cortina, por exemplo, ouça sua voz interior ao se deparar com uma imagem e como ela lhe faz sentir. Isso, seguramente, ajuda bastante no direcionamento dos sentidos na busca do seu estilo pessoal.

Composição com ponto focal


4 – Dica bônus final: Não tenha medo de errar! A busca pelo estilo pessoal pode não ser uma jornada linear, e sim um processo, no qual ao longo do caminho, de vagar, o auto-conhecimento, bem como, os acertos e erros, resultarão numa descoberta mais pessoal mais bem-sucedida. E finalmente, lembre-se, nem os melhores decoradores seguem rigidamente “as regras” de decoração, porque afinal o que importa é a composição final, que deve ser harmônica, agradável e principalmente, como ela nos faz sentir.

Relaxe e divirta-se!

Published by Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, a Catholic mommy, self-employed architect and law student who's taken up blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!